Ilhas de acessibilidade

Sesc Belenzinho, vista interna.

Sesc Belenzinho, vista interna.

Quando falamos em acessibilidade geralmente vem à nossa mente uma rampa, um elevador ou mesmo uma escada, lembrando a dificuldade que algumas pessoas, com deficiência ou não, possuem para se locomover.

Alguns lugares aqui em São Paulo, como também em qualquer cidade brasileira, são verdadeiras ilhas de acessibilidade, isolados do acesso comum, a não ser por carro próprio ou taxi. Sim, as leis existem, mas como quase tudo, feitas para poucos. Poucos aplicam, poucos cumprem, poucos fiscalizam e muitos outros poucos utilizam.  Multas e punições são outra categoria, não se enquadram em poucos, geralmente estão na quantidade zero ou praticamente nada. Mas o post não tem a finalidade de protesto e sim de comemoração.

No começo de dezembro (dias 04 e 05) São Paulo recebeu uma nova ilha, o Sesc Belenzinho. Além da acessibilidade física, praticamente 100% adaptada, é também uma fonte e porta de acesso das minorias à cultura e ao lazer. Lá, além dos espetáculos com nomes de sucesso, há também a oportunidade de participar das diversas oficinas culturais nas mais variadas áreas, salas de exposições, internet e também cuidar do corpo, com academia, salas de múltiplo uso, ginásio, quadras a céu aberto (inclusive de tênis) e também o complexo aquático.

SmartView. Revista posicionada abaixo do aparelho tem sua imagem mostrada em tela lcd, amplliada.

SmartView. Revista posicionada abaixo do aparelho tem sua imagem mostrada em tela lcd, amplliada.

Para cuidar da mente, além das expressões artísticas e da internet, há também uma biblioteca, com acervo de livros convencionais e audio livros. Mas o que mais chamou a atenção foi justamente a biblioteca. Nela encontrei dois aparelhos que, até então, não tinha visto assim, tão disponível, tão acessível. Um deles é um ampliador de imagens, o SmartView. Basicamente ele capta a imagem do que estiver abaixo, numa espécie de plataforma, e amplia nua tela lcd, semelhante aos antigos retroprojetores. Esse dispositivo é para pessoas que possuem baixa visão.

Dispositivo que contém, integrado, scanner, reconhecimento de texto por OCR, auto falantes e teclado de uma linha braille.

Dispositivo que contém, integrado, scanner, reconhecimento de texto por OCR, auto falantes e teclado de uma linha braille.

O outro, é o Poet Compact, é como um scanner, acoplado a um par de fones de ouvido e um teclado de uma linha, com células braille. O que ele faz? O processo de captura de imagem é semelhante ao convencional, uma fonte de luz age sobre o que estiver sobre o vidro do scanner e a imagem é interpretada através de OCR, uma tecnologia que permite ao mecanismo ‘ler’ e reconhecer o que é texto e o que é imagem. Transformado em texto, um aplicativo faz a tradução para palavras, literalmente lendo o que há no texto, sendo o som emitido nas caixas acústicas embutidas no aparelho ou então para os fones de ouvido.

Outra opção, no mesmo aparelho, é usar uma espécie de teclado braille. As linhas do texto, uma a uma, já passadas pelo OCR, são codificadas agora em braille e as células vão formando, através de pontos, as palavras, permitindo assim a leitura. Achou pouco? O aparelho ainda pode ser usado como leitor para audio livros, basta inserir o disco e ter uma agradável leitura.

Acima falei que a unidade Belenzinho é praticamente 100% adaptada. Infelizmente, não sei por qual motivo, a piscina destinada a prática de natação e hidroginástica não possui as instalações de acesso, com rampa lateral e barras de apoio, semelhante a outras unidades entregues anteriormente, como a de Santana e a de Pinheiros.

Fora esse detalhe, não tão pequeno assim, o atendimento é o mesmo, próximo da excelência. Sendo assim, só nos resta dar uma salva de palmas para a equipe do Sesc. Vocês merecem!

Galeria (14 fotos)

Serviço:
Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
de 3a a domingo – próximo a estação Belém do metrô, lado Radial.

Obrigado, Daniela Momozaki, pelas informações do scanner e também no local.

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s